sábado, 1 de outubro de 2011

APRENDENDO A LIDAR COM A RAIVA.

            Para o perdão, a emoção que mais interessa é a raiva, importando ainda a forma como o indivíduo lida com ela. Raiva é a resposta defensiva do mundo íntimo diante de uma ameaça de qualquer natureza, real ou imaginária.
            Negada, dá origem a mágoas; exacerbada, vira agressividade. Na raíz de toda mágoa há raiva, reprimida ou reconhecida.
            Muitos indivíduos, com baixo nível de autoconhecimento e sobretudo autodomínio, mantém a raiva no plano piloto automático, em respostas muito intensas que facilitam a agressão ao outro, bem como colocam o indivíduo na condição de ser facilmente magoado.
           O grande anseio do ser humano é amar e ser amado. Aquele que é verdadeiramente respeitado o é pela seriedade, comprometimento e honradez com que se porta na vida, fazendo-se aceito por sua conduta, sem a necessidade de levantar a voz para que o outro lhe acolha; quando tal postura se faz necessária, no estabelecimento do limites que às vezes as relações requisitam, o faz com clareza de intenções e argumentações sobre o que propõe ou pensa.
          Muitas vezes, as pessoas não encontram motivação na vida para suas realizações, só conseguindo algo produzir quando motivadas pela raiva. Falta-lhe o autoamor como motivação essencial... (Cura e autocura- Andrei Moreira)
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário