quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROSPERIDADE (Marta Lopes)

             Hoje peço permissão para transcrever um texto de Marta Lopes que achei muito oportuno.

             O termo riqueza refere-se a toda abundância e beleza no universo; o termo pobreza, a toda falta, limitação e ausência de verdadeiros valores.
             A verdade é sinônimo da riqueza; e a ilusão, da pobreza.
             Só é próspero quem tem mentalidade próspera.
             Você já se imaginou próspero em tudo? No amor, na saúde, na criatividade, nos relacionamentos, próspero em charme, elegância, beleza e dono também de uma invejável conta bancária?
             O Brasil tem potencialmente todos os recursos necessários para se tornar próspero, mas o modo como a riqueza e a pobreza são tratadas impede a prosperidade.
             O Brasil é um país paternalista, que cultiva o "dá pra mim" e o "faz pra mim". Aqui todo mundo gosta de levar vantagem, de furar fila, usa o papel de coitadinho para conseguir seu intento.
             Essa mentalidade de "coitadinho" acaba por afetar nossas vidas, pois o vitimismo é o culto das desgraças e, sendo assim, só pode produzir desgraças.
            A ajuda paternalista gera como consequência menos responsabilidade e menos estímulo para que as pessoas façam algo por si mesmas, desenvolvendo as riquezas que Deus semeou dentre de cada um.
           Ao mesmo tempo, discrimina os coitadinhos, tornando-os mais incapazes e inferiores sem uma real possibilidade de ascensão social. É uma falsa idéia de ajuda que perpetua a impotência.
           Só uma pessoa que se recusa a crescer e ser responsável por si pode aceitar o domínio paternalista de alguém.
          A religião também é responsável pela filosofia de vida de um povo. Colocou-se ao lado dos pobres, pois esses estão mais próximos do reino de Deus pelo que sofrem, como se o sofrimento redimisse os pecados.
         Embora Deus não condene ninguém, a religião instigou o homem a crença no pecado. Ao mesmo tempo, passou a ideia de que o acúmulo de riqueza pode ser sinônimo de avareza, tentação e egoísmo.
        Prosperidade é promoção humana. Enquanto o indivíduo estiver se sentindo vítima das circunstância, da sociedade, ou do governo, ele não conseguirá se promover.
       Quando reagimos, aprendemos e lucramos. Tudo é conquista. E cada um precisa construir uma atitude positiva e pregressista.
       A vida é rica e exuberante. Portanto, não vamos acreditar  que a pobreza é passaporte para a espiritualidade. A vida não quer abstinência, sofrimento nem escassez. Ela nos proporciona os meios para evitarmos isso.
         Vamos permitir que as riquezas entrem nas nossas vidas. Riqueza intelectual, artística, criativa e também financeira. Riquezas são conquistas alcançáveis quando existe uma mentalidade próspera.
        Pobre é pobre mesmo, porque pensa pobre. Pobre na generosidade, no amor, no afeto, na confiança e na força. Ser pobre é não enxergar o próprio valor, é não usar o seu potencial, não aproveitar as oportunidades na vida para desenvolver os talentos pessoais.
       Rico é aquele que aproveitou todas as oportunidades, nes e noutras vidas, para desenvolver suas habilidades e criar uma vida próspera.
        A riqueza existe dentro e fora de nós, mas só vai se manifestar na nossa vida quando acreditarmos que temos direito a ela, criando pensamentos prósperos, saudáveis e harmoniosos com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário