segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATENTO OU DESATENTO?

     Quando começamos a ter consciência de nós mesmos e do ambiente que nos cerca, passamos a viver com atenção. A atenção é uma maneira de ver o mundo e a nossa própria vida com uma percepção mais aguçada do momento presente.
    Se pensar no seu dia a dia, você provavelmente verá muitas formas de falta de atenção.
    Por exemplo, ao constatar que a conta do cartão de crédito está muito mais alta do que esperava, é possível que você pense: "Onde é que eu estava com a cabeça?"
    Talvez você esteja vivendo um relacionamento que, no íntimo, você sabe que está meramente preenchendo algum tipo de vazio. Mais uma vez, você pode se perguntar: "Onde é que eu estou com a cabeça?" A resposta é clara. Se você não presta atenção no que pensa, percebe e sente, você se torna uma vítima das circunstâncias. Você se torna criador de situações que lha são prejudiciais.
     Quando vivemos rotineiramente, sem prestar atenção, a mente e o corpo entram no modo automático. Reagimos a pessoas e situações com base nos antigos hábitos de perceber, sentir e agir. Vemos como se essas mesmas velhas experiências estivessem acontecendo de novo. Em vez de nos concentrarmos no momento presente, vivemos pensando em alguma outra coisa do passado ou do futuro, e a vida simplesmente "acontece" para nós.  Deixamos de estar no comando dos acontecimentos.
     A falta de atenção pode ter sérias consequências. Por exemplo, se o seu corpo está tentando lhe enviar uma mensagem sobre um problema de saúde, enquanto sua mente está ocupada com frivolidades ou funcionando de forma automática, você não percebe os sinais de aviso e pode acabar com uma doença séria.
     A vida é realmente uma série de atos de equilíbrio. Quando estamos atentos, conseguimos nos posicionar no centro da prancha para que, no momento em que os problemas surgem (como uma onda grande), possamos enfrentá-los com calma, alegria e amor até chegarmos à praia. Sem atenção, deixamos que nossos velhos e habituais comportamentos e sentimentos nos derrubem na força da onda.
     Quando controlamos nossos pensamentos, não criticamos tanto os outros...  (James Van Praagh) Livro: Assuntos Pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário