terça-feira, 24 de maio de 2011

RESIGNAÇÃO.

      Olá, meus amigos que me dão o prazer de ler meu blog!  
      Peço desculpas pela demorada ausência, é que eu estava viajando. Mas agora pretendo continuar com as palavra de conforto para os que quizerem ler e aprender alguma coisa.
                           
      O homem pode amenizar ou aumentar a amargura das provas por sua maneira de encarar a vida terrestre. Sofre tanto mais quanto mais longa considera a duração do sofrimento; ora, aquele que se coloca do ponto de vista da vida espiritual abarca a vida corporal num piscar de olhos; ele a vê como um ponto no infinito, compreende sua brevidade, e diz a sim mesmo que esse momeno penoso passará rapidamente.
      A certeza de um futuro próximo, mais feliz, sustenta-o e encoraja-o, e, em vez de se lamentar, agradece aos céus pelas dores que o fazem progredir.
     Para aquele, ao contrário, que só vê a vida corporal, esta lhe parece interminável, e a dor recai sobre ele em todo seu peso.
     O resultado daquela maneira de encarar a vida é diminuir a importância das coisas deste mundo, levar o homem a moderar seus desejos, e a contentar-se com sua posição, sem invejar a de outros, atenuando o impacto moral dos seus reveses e decepções.
     Ele extrai daí uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo quanto à da alma, enquanto pela inveja, o ciúme e a ambição, entrega-se voluntariamente à tortura, aumentando as misérias e angústias de sua curta existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário