segunda-feira, 28 de março de 2011

MUNDOS SUPERIORES E MUNDOS INFERIORES

     A qualificação de mundos inferiores e mundos superiores é antes relativa que absoluta. Tal mundo é inferior ou superior em relação aos que estão acima ou abaixo dele na escala progressiva.
    Tomando-se a Terra como ponto de comparação, é possível ter uma idéia do estado de um mundo inferior supondo-se nele o homem no mesmo grau evolutivo das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda se encontram na superfície terrestre, e que são restos de seu estado primitivo.
   Nos mundos mais atrasados, os seres que os abitam são de certo modo rudimentares. Têm a forma humana, mas sem nehuma beleza. Os instintos não são temperados por nenhum sentimento de benevolência, nem pelas noções de justo e injusto. A força bruta faz a lei, sozinha.
   Entretanto, Deus não abandona nenhuma de suas criaturas. No fundo das trevas da inteligência jaz, latente, mais ou menos desenvolvida, a vaga intuição de um Ser supremo. Esse instinto basta para fazer que uns se tornem superiores a outros, preparando-lhes a eclosão numa vida mais plena. Não são seres degradados, mas crianças em crescimento...
( aguardem nova postagem falando sobre mundos superiores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário