quinta-feira, 10 de março de 2011

EXORTAÇÃO À JUVENTUDE.

          Alma irmã, flha da mesma luz, fruto do mesmo amor; da luz que fecunda o pensamento, do amor que perfuma o coração.
          Vem mostrar ao mundo que mocidade não é gozo do presente que foge entre o esquecimento do passado e a imprevidência do futuro. Mocidade é semente que germina à luz de cada experiência e frutifica ao calor de cada esperança.
          Mocidade é contínuo aprimoramento do espírito que triunfa das expressões do primitivismo brutal e se projeta para o povir, à conquista dos patrimônios imortais.
          Vem mostrar ao mundo que mocidade não é submissão aos prazeres, mas domínio de paixões; não é desregramento de conduta, mas disciplina de espírito; não é impeto de desgovernado, mas impulso criativo; não é desrespeito aos costumes, mas observância da lei; não é amor à indolência, mas dedicação ao trabalho; não é culto da vaidade, mas simplicidade de hábitos; não é apologia da ignorância, mas aspiração da sabedoria; não é ausência de critérios, mas sentimento da verdade; não é subversão de conceitos, mas seleção de valores; não é falta de caráter, mas senso de dignidade; não é servidão mental, mas afirmação de personalidade.   ( Rubens Romanelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário