segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A ARTE DA FELICIDADE.

    Se observarmos o dia-a-dia de uma vida normal, com frequência descobriremos que são inúmeros os fatores e condições que causam dor, sofrimento e sentimentos de insatisfação. Ao passo que  as condições que fazem surgir a alegria e a felicidade são raras em comparação.
    Temos de passar por isso, quer gostemos ou não. E, como essa é a realidade da nossa existência, talvez precisemos modificar nossa atitude diante do sofrimento.
    Quando passamos por uma dor física ou qualquer outro problema, naturalmente naquele instante há uma sensação de queixa, porque o sofrimento é muito forte. Há um sentimento de rejeição associado ao sofrimento, como se não devêssemos estar passando por aquilo.
    Naquele instante, porém, se pudermos encarar a situação de outro ângulo e perceber que este corpo é a própria base do sofrimento, isso reduz aquele sentimento de rejeição, aquele sentimento de que de algum modo não morecemos sofrer, de que somos vítimas. Ninguém é vítima.
    Portanto, uma vez que compreendamos e aceitemos essa realidade, passaremos a vivenciar o sofrimento como algo que é perfeitamente natural.
    As causas primeiras do sofrimento são a ignorância, a ganância e o ódio. Esses são considerados os três venenos da mente.
    Nossa felicidade de cada momento é em grande parte determinada por nosso modo de encarar a vida.
    Se utilizarmos nossas circustâncias favoráveis, como saúde e fortuna, de modo positivo, na ajuda aos outros, elas poderão contribuir para que alcancemos uma vida feliz.    (Dalai Lama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário