sexta-feira, 29 de julho de 2011

ORGULHO E HUMILDADE

        A humildade é uma virtude muito esquecida entre nós; os grandes exemplos que nos foram dados pouco são seguidos.
        Sem humildade, enfeitamo-nos de virtudes que não temos, como se usássemos uma roupa para esconder as deformidades de nosso corpo.
        O orgulho é terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é porque os grandes da terra inaginam que títulos e riquezas são recompensas dadas a seu mérito, e que sua essência é mais pura que a do pobre.
        Acreditam que isso lhes é devido, e é por isso que, quando Deus lhes tira o que têm, acusam-No de injustiça. Que cegueira! Deus nos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo do rico? O Criador fez duas espécies de homens? Tudo o que Deus faz é grande e sábio. Nunca atribuemos idéias concebidas por nosso cérebro orgulhosos.
         É verdade que nosso vestuário em quase nada se assemelha. Mas se nos despíssemos, que diferença haveria entre nós?
         A química não encontrou diferença entre o sangue do grande nobre e do plebeu; entre o do senhor e o do escravo.
         Lancemos enfim, os olhos sobre a realidade das coisas deste mundo, sobre o que faz a grandeza e a inferioridade do outro. Pensemos que a morte não nos poupará mais que a outro. Que ela poderá atingir-nos hoje, amanhã, em uma hora e lamentaremos o orgulho alimentado na alma, pois seremos dignos de piedade.

Um comentário: