sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Texto de Augusto Cury


          PENSAR ANTES DE REAGIR



         Se vivermos debaixo da ditadura da resposta, da necessidade compulsiva de reagir
quando pressionados, cometeremos erros, alguns muito graves. Vivemos em uma sociedade barulhenta, que frequentemente detesta o silêncio. Cada vez mais as pessoas estão perdendo o prazer de silenciar, se interiorizar, refletir, meditar.
         O dito popular de contar até dez antes de reagir é imaturo, não funciona. O que resolve é o silêncio filosófico. O silêncio não é se agüentar para não explodir, o silencio é o respeito pela própria inteligência. É o respeito pela própria liberdade, a liberdade de se obrigar a reagir em situações estressantes. Quem faz a oração dos sábios não é escravo do binômio do bateu-levou.
         Quem bate no peito e diz que não leva desaforo para casa, não decifrou o código de pensar nas conseqüências de seus atos. Quem se orgulha que vomita para fora tudo o que pensa, machuca quem mais deveria ser amado. Não decifrou a linguagem do autocontrole.
         Precisamos do tempero do silencio para preparar o molho da tolerância.
         O silencio e a tolerância são o vinho dos fortes, a reação impulsiva é a embriaguez dos fracos.
         O silencio e a tolerância são as armas de quem pensa, a reação  instintiva é a arma de quem não pensa. É muito melhor ser lento no pensar do que rápido em machucar. ( A. Cury – O código da inteligência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário