quarta-feira, 3 de outubro de 2012

HONRA TEUS PAIS!

              Honrar seu pai e sua mãe não é apenas respeitá-los, é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes o repouso na velhice; é cercá-los de solicitude, como fizeram por nós na infância.
              Sobretudo para com os pais sem recusos mostra-se a verdadeira piedade filial, dando à eles toda a assistência e conforto fazendo com que sintam-se acolhido e felizes, como fizeram para com os filhos quando pequenos.
             Cabe aos pais, velhos e fracos, serem os servidores dos filhos, jovens e fortes?
             A mãe regateou seu leite quando eles estavam no berço? Contou suas vigilias quando estavam doentes, seus passos para lhes proporcionar o que necessitavam? Não, não é apenas o estritamente necessário que os filhos devem a seus pais. São também, tanto quanto o possam, as pequenas doçuras do supérfluo, as prevenções, os cuidados delicados, que são apenas a renda daquilo que um dia receberam, o pagamento de uma dívida sagrada.
            Infeliz daquele que esquece o que deve aos que o sustentaram em sua fraqueza, que, com a vida material, deram-lhe também a vida moral, e que muitas vezes se impuseram duras privações para assegurar-lhes o bem-estar.
            Infeliz do ingrato, pois será punido pela ingratidão e o abandono. Será ferido nas suas mais caras afeições.
            É certo que alguns pais ignoram seus deveres, e não são, para seus filhos, o que deveriam ser, mas cabe a Deus puni-los, e não aos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário