segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O QUE É REALMENTE A CARIDADE ?

             Amar ao próximo como a ti mesmo. 
            O cumprimento dessa máxima é a maior caridade. É a expressão mais completa da caridade, pois fazemos aos outros o que desejamos que seja feito a nós, quando no lugar dele. Essa prática é o fim do egoísmo e do orgulho. Se não amamos ao próximo como a nós mesmos, não conseguimos amar a Deus sobre todas as coisas. Ao amarmos o próximo como a nós mesmos, apesar desse próximo ainda viver na prática da desarmonia com a Natureza e com o Pai, em muitos casos, estamos exercendo a benevolência, a fraternidade, a compreensão e nos elevando em espírito. O amor é a essência divina que existe em nós.
            Amar aos inimigos é um absurdo para os incrédulos. Aquele para quem a vida presente é tudo, só vê no inimigo uma criatura perniciosa, a perturbar-lhe o sossego. Para aqueles que creem nos ensinamentos de Jesus, amar ao próximo é compreender que precisamos espiar o passado, pensar que desconhecemos o que fomos em outras vidas. Talvez criaturas até piores do que o desafeto de hoje. Lembrar também que há um futuro e nunca sabemos o que o amanhã nos reserva. Ignoramos o quanto aquele nosso inimigo de hoje pode vir a nos ajudar e nos amar.
            Assim sendo, não podemos reclamar das provas que experientamos por conta do que os outros nos fazem.  Não devemos nos queixar daqueles que nos servem de instrumento para desenvolvermos o amor, a paciência, a resignação, a oportunidade de oração. Essa forma de agir e pensar nos leva ao perdão. Sentimos, então, mais vontade de sermos generosos, prudentes, consequentemente, elevamo-nos e ficamos longe das energias negativas, inferioires, que poderiam nos atingir.
           Alguns dizem não poder ou não conseguir fazer caridade, pois não têm muito que partilhar. A verdade é que a caridade pode ser relizada de muitas maneiras: em ações, palavras edificantes e pensamentos bons ou uma prece. E ninguém é tão pobre que não possa praticá-la atraés de um pensamento, de uma prece com desejo no bem, na prosperidade. Isso é impossível de não se fazer, a não ser que não se queira. Aí mostramos o quanto egoístas somos.
           Não importa quem somos, o que somos, o quanto temos, em quais condições vivemos, o que conta é o amor que temos e direcionamos diariamente a todos os irmãos do caminho, principalmente o amor que endereçamos naturalmente com nossos pensamentos.  (Mas forte do que nunca- Eliana Machado Coelho)
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário