sexta-feira, 25 de maio de 2012

CARIDADE

              Caridade!, palavra soblime que resume todas as virtudes, é tu que deves conduzir os povos à felicidade. Praticando-te, eles criarão para si prazeres celestes para o futuro. E, durante seu exílio na terra, tu serás a consolação deles, o antegozo das alegrias que experimentarão mais tarde, quando se abraçarem todos juntos no sei do Deus de amor.
              É na caridade que devemos procurar a paz no coração, o contentamento da alma, o remédio contra as aflições da vida.
              Ser bom e caridoso é a chave dos céus que temos nas mãos. Toda felicidade eterna está encerrada nesta máxima: Amai-vos uns aos outros.
              Nas regiões espirituais, a alma só pode elevar-se pelo devotamento ao próximo. Ela só encontra felicidade e consolação nos impulsos da caridade.
              A caridade é a âncora eterna da salvação, em todos os globos; é a mais pura emanação do próprio Criador.
              Sejamos unidos, amando-nos uns aos outros conforme os preceitos do Cristo. (São Vicente de Paulo)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ARTÍFICES DA ANTILEI

       A origem primeira de toda dor é unicamente o atrito do ser contra a lei de Deus. E o atrito guarda a precípua finalidade de reconduzi-lo a seu fluxo natural, uma vez que este é o único caminho possível para sua felicidade.
      Por isso, diante de qualquer sofrimento que nos visite a alma, faz-se imprescindível aquietar o orgulho e perguntar-nos, com a mais sincera humildade: onde estamos ferindo os editos divinos?
      Somente assim deixará o homem de sofrer as dores que permanentemente padece e às quais se faz jus por merecer.
      Conhecer a lei de Deus então é o objetivo maior de nossa existência, se almejamos a alegria plena e a grandeza ilimitada. Estejamos certos, o que nos fará grandes e tornar-nos-á sumamente venturosos e plenipotentes será o integral conhecimento da Lei e a inteira obediência a ela. Não há outra destinação para nossas vidas, uma vez que somos filhos do Altíssimo e estamos urdidos em Sua mesma e imaculada substância.
       Como subir na ordem da vida, se ignoramos as lei mais fundamentais da existência?

       (Trecho tirado do Livro Senda Redentora de Gilson Freire)